(51) 3594.3000 / WhatsApp (51) 99162.6542

Rua Carlos Gomes, 160 - Vila Rosa - Novo Hamburgo/RS

De médico e de louco todos temos um pouco 

Prof. Dr. Fernando Lucchese - Médico e escritor 
 

 

Os mais jovens talvez desconheçam este antigo provérbio que vem se tornando absolutamente atual. Depois de transitar pela tecnologia sofisticada, a medicina do século XXI volta-se para a prevenção. E neste território todos nós temos que nos tornar experts em saúde e nas formas de evitar a doença. Quase médicos é o que terminaremos sendo. Com os conhecimentos adquiridos sobre câncer de mama e de próstata, os dois maiores desafios da mulher e do homem, só loucos e incautos terminam sucumbindo a essas doenças. Quanto mais médicos seremos, menos loucos nos tornaremos.


Estamos entrando na era da democratização do conhecimento médico. Informações existem em todas as plataformas de comunicação. Raros pacientes vêm ao meu consultório, hoje, sem antes ter ouvidos os ensinamentos do Dr. Google.


Até os hipocondríacos vem se beneficiando de suas manias. O saudoso humorista Carlos Nobre revelou o epitáfio dos hipocondríacos: “Eu não disse?” Pois hoje hipocondríacos vivem mais dos que os despreocupados, mas seus excessos certamente não os permitem viver mais felizes.


Por isso, a busca do conhecimento é fundamental para quem viver muito. Não nascemos com um manual de saúde e de doenças para usarmos melhor nosso corpo. Temos que aprender, exaustiva e progressivamente, ao longo da vida, lendo o NH e seus meios de comunicação, prestando atenção e corrigindo os erros que nossos amigos, precocemente desaparecidos, cometeram. Ler o manual significa estudar prevenção para viver muito.

 

E elaborarmos nosso próprio manual. Quando escrevi “Coração-modo de usar - O manual do proprietário” a intenção era essa. Hoje ninguém mais lê manuais. Você já leu o manual do seu celular ou do seu aparelho de som? Pelo método de tentativas ou por informações de amigos, transitamos pelo mundo eletrônico sem ler o manual. Mas não nascemos com a lógica do coração e temos que estudá-lo para fazê-lo durar.

 

Por isso  temos que ler os manuais de boas condutas para o coração. Ou ainda de bons cuidados com a próstata e com as mamas.  Há manuais disponíveis para praticamente todos os órgãos. Aí sim, o Dr. Google é importante, para facilitar a localização dessas informações. As orientações contidas nesses manuais passarão a ser o roteiro de nossa vida saudável. O que me faz lembrar de um outro provérbio:

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

MEDICAÇÕES E OS RISCOS DO USO IRREGULAR

 

Tomar as medicações no horário correto pode fazer toda a diferença no cuidado da saúde, especialmente para pessoas idosas ou com quadros crônicos. Com o avanço do conhecimento, destaca-se a cronofarmacologia, ciência que enfatiza a importância de tomarmos os remédios na hora certa, respeitando os ritmos biológicos.


Mas, o que é cronofarmacologia?
Crono (tempo), fármaco (remédio) e logia (ciência ou estudo). Ou seja, cronofarmacologia é a ciência que estuda a hora mais adequada de tomar os medicamentos, baseando-se no funcionamento do organismo. Esta ciência tem como objetivo melhorar a eficácia e a segurança dos medicamentos, por ajustar sua concentração, durante 24hs, em sincronia com os ritmos biológicos dos seres vivos.


Sincronia, conceito básico que é praticado no Sinfonia Hotel Residência, onde se trabalha visando o bem-estar do idoso, avaliando suas necessidades globais e seguindo sempre as orientações médicas. Respeita-se o horário de administração das medicações, evitando esquecimentos ou consumo irregular, e soma-se à assistência muito carinho e atenção.


É sabido que a regularidade dos horários em que um remédio é ingerido aumenta sua eficácia no combate às doenças e pode diminuir os efeitos colaterais. O corpo humano é uma máquina complexa e, para o seu melhor desempenho, deve-se respeitar sua mecânica e funcionamento, considerando os diversos fatores influenciadores e buscando o equilíbrio entre o psicológico, fisiológico e bioquímico. 


O uso não cadenciado das medicações pode conduzir a graves situações de saúde. Relatos de profissionais que trabalham nas emergências hospitalares indicam que grande parte dos AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) ocorrem no período da manhã (por volta das 7h) e estão frequentemente ligados ao esquecimento da medicação antes de dormir.

 

Quem quiser ter saúde no corpo,
procure tê-la na alma.
(Francisco Quevedo)

Untitled-1.png

Testamento: sua vontade assegurada e preservada!

 

Por José Flávio Bueno Fischer

 

Hoje, você está aqui, livre e consciente, para manifestar sua vontade. Mas, e amanhã?


Todos nós queremos ser os donos de nossas próprias vidas. Todos nós queremos que nossa vontade seja respeitada quando o assunto é nosso próprio corpo ou nosso patrimônio pessoal. Então, como garantir que o seu patrimônio tenha o destino que você deseja após sua morte? Ou, como garantir que você possa escolher a quais tratamentos médicos deseja ser submetido se um grave acidente ou uma doença séria lhe impedir de expressar sua vontade?


Existem dois documentos que podem ser feitos para garantir que sua vontade seja assegurada e preservada: o testamento e as disposições antecipadas de vontade.


O testamento é um documento através do qual você deixa consignada sua vontade, respeitadas algumas limitações legais, sobre a forma como deseja que seu patrimônio seja dividido após sua morte. Por meio do testamento, você pode especificar para quem irão os imóveis, as contas bancárias e os veículos, evitando, assim, brigas e desentendimentos entre os herdeiros.


Um detalhe importante é que se você mudar de ideia quanto às cláusulas do testamento, você pode revogá-lo e fazer um novo a qualquer tempo. 
Além disso, o testamento feito perante o Tabelião, por instrumento público, é conservado no Cartório, mas mantido em sigilo, de forma que os herdeiros ou outras pessoas só terão acesso a ele após a morte do testador.

 

64RBXRAJ-600x400.jpg

Já as Disposições Antecipadas de Vontade são instruções escritas relativas aos cuidados médicos a que você deseja ou não ser submetido no caso de acidente ou doença grave que o impeça de expressar sua vontade. Estas disposições tem o objetivo de preservar sua dignidade e a de seu corpo, orientando médicos e familiares quanto aos procedimentos em eventual tratamento de saúde.

 

Nas Disposições Antecipadas de Vontade, você pode, ainda, nomear um representante de sua confiança para decidir tudo relativamente ao seu tratamento médico, sua saúde e sua vida. O representante, também chamado de procurador de saúde, decidirá tendo como base a vontade da pessoa expressa no documento.


Se você deseja que sua vontade sobre sua vida, seu corpo e seu patrimônio seja soberana, procure um tabelião de sua confiança e solicite a lavratura das escrituras públicas de testamento e de disposições antecipadas de vontade!

Untitled-1.png
Untitled-1.png

Coisas grandes para conquistar

 

Por Altair Ribeiro e Joaquim Nogales

 

 

Para a numerologia, o número nove representa a realização integral do ser humano. Mas será que existem princípios básicos para essa jornada?  Acreditamos que nove passos sejam fundamentais.

 

  1. Amorosidade é a pedra fundamental da humanidade.
  2. Doar sem esperar receber e agradecer pelo que vier, sem expectativas.
  3. Relaxe, você não está no controle! Aceite que a incerteza é a única certezada vida. Infinitas possibilidades o aguardam o tempo todo.
  4. Diante de dívidas, aparentemente insolúveis, aceite os fatos como são! Pague-as quando possível.
  5. Escolha seus pensamentos. Pensamentos ruins poluem
    seu meio ambiente interior.
  6. Nunca deixe de aprender, lembrando que existem dois
    jeitos básicos de aprendizado: (1) com os próprios erros e acertos. (2) com os erros e acertos dos outros.
  7. Desenvolva a empatia, tentando se colocar na situação
    do outro, o tempo  todo.
  8. Mantenha sua lista de sonhos ativa. Sonhar é “cocriar” com o universo.
  9. Use seu talento para o  bem da humanidade.

Saúde bucal & Longevidade

 

Por Dr. Gerson Bernd*

www.berndodontologia.com.br

 

Atualmente observa-se uma melhora na qualidade de vida e na longevidade dos indivíduos que cuidam de sua saúde bucal, um fator importante e diretamente relacionado com a saúde em geral. As mais frequentes enfermidades bucais, as doenças cárie e gengivites são plenamente controláveis e possíveis de serem prevenidas. 


Observa-se uma ligação direta entre as infecções microbianas orais, a imunidade das mucosas e as principais doenças. Portanto existe uma correlação direta entre periodontites, perdas de dentes e suporte ósseo. Um exemplo é a diabetes, onde o tratamento médico certamente contempla a melhora de ambas. Infecções bacterianas bucais podem contribuir como um cofator na obstrução de vasos importantes, predispondo assim como outros fatores de risco o surgimento de infarto do miocárdio, alterações pulmonares e outras alterações sistêmicas. 

 

  • Como obter e preservar a saúde bucal?
  • Quais os principais tratamentos reabilitadores orais? 


Uma vez obtida e mantida a saúde bucal poderemos certamente dirigir nossas atenções à importância do sorriso e à função mastigatória dos nossos dentes. Implantes e novas tecnologias na odontologia contribuem muito para a obtenção de uma longevidade feliz. 


Sim, nós podemos atingir uma longevidade maior com saúde bucal, função mastigatória completa e um sorriso agradável. 

 

* Dr. Gerson Bernd é Especialista em Implantes Dentários, Mestre e Especialista em Periodontia, Vice diretor cultural ABO-NH, Diretor do International Team Implantodonty NH e Palestrante do International Team Implantodonty Brasil.

 

Palestra_Dr_Gerson.png
Untitled-1.png

Novo conceito de residência e

bem-estar para idosos

 

Pense no apartamento dos seus sonhos. Agora se imagine lá, tendo refeições deliciosas à disposição, serviço de quarto e, o mais importante, pessoas dedicadas a cuidar da sua saúde. Isso sem falar nos amigos e vizinhos com quem poderá compartilhar ótimos momentos.  


Esta é a proposta que o Sinfonia Hotel Residência traz à região do Vale do Sinos: trata-se de um residencial com foco na qualidade de vida e bem-estar, com atendimento especializado ao idoso. Localizado no prédio onde funcionava o Hotel Suarez Internacional, o Sinfonia Hotel Residência oferece opções de apartamentos completos, disponíveis nas modalidades diária ou mensal.


Veja alguns dos serviços de saúde e bem-estar oferecidos pelo Sinfonia Hotel Residência:

 

● Atividades diárias de estímulo físico, lúdico e terapêutico
● Gestão de medicamentos, quadros crônicos e sinais vitais
● Acompanhamento de prescrições e exames médicos
● Serviços de emergências e ambulância
● Rondas noturnas

 

Viva com mais qualidade e afaste a solidão, em ambiente alegre e acolhedor, junto dos familiares e amigos.

Cópia de Vista.jpg